• E-mail: embraterm@embraterm.ind.br
  • Fone: (41) 3286-6025

Atendemos normas: ISO 9001:2015
CQI-9 | VDA 6.3 | AMS 2750

Serviços

A indústria metalmecânica está cada vez mais exigente em relação aos aços com propriedades mecânicas , solicitando baixos custos e melhor desempenho. Esse fator é considerado positivo, uma vez que motiva a melhoria contínua das etapas que fazem parte do processo e interagem em sua aplicação.

A correta seleção do aço e o tratamento térmico realizado com perfeição são pré-requisitos para o máximo rendimento do produto final em campo. Pensando nisso a Embraterm atua com equipamentos de última geração e alta tecnologia, assim como  um moderno sistema automatizado de controle que garante a realização dos diversos ciclos térmicos de seus processos.

Conheça alguns de nossos serviços especializados na área de tratamento térmicos e de superfície:

Beneficiamento

Beneficiamento processo composto de têmpera seguida de revenido, em temperatura adequada, destinado a obtenção de maior tenacidade combinada com certas propriedades de resistência. Utiliza-se em peças e ferramentas que necessitem de uma boa conformação de rigidez e tenacidade.

Ensaio de Dureza

Realizamos ensaios de dureza nas mais diversas escalas (HRA, HB, HRB, HR15N, HRC) para verificar a eficácia dos tratamentos térmicos realizados. Também são realizados ensaios de microdureza (Hv), para verificação de durezas superficiais em peças nitretadas, bem como para definição de profundidade de camada em peças que tenham sido submetidas a processos de cementação, carbonitretação, nitretação ou têmpera por indução.

Análise Metalográfica

Realizamos análises metalográficas em aços e ferros-fundidos, para caracterização de microestruturas, e comprovação da eficácia dos tratamentos térmicos, caracterização e análise de defeitos e microconstituintes de acordo com o tipo da liga analisada.

Desenvolvimento de Processos

Apoio ao cliente no desenvolvimento de processos de tratamento térmico que melhor atenda às suas necessidades.

Jato de Granalha

Processo de limpeza por abrasão, que tem por objetivo eliminar os resíduos dos processos de tratamento térmico, como óleos e carepas, garantindo assim um excelente aspecto visual às peças.

Revenido

É um tratamento que deve ser realizado imediatamente após a têmpera, afim de alterar a estrutura dos aços temperados, e conseguir assim: uma melhora na ductibilidade, redução nos valores de dureza e resistência à tração e alívio, ou eliminação das tensões internas.

Coalescimento

É um processo de recozimento, porém, com resfriamento ao ar. Normalmente se obtém estrutura com granulação mais fina do que o recozimento com resfriamento no forno.

Recozimento

Recozimento total ou pleno consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, nestas condições obtém-se perlita grosseira que é a estrutura ideal para melhorar a usinabilidade dos aços de baixo e médio carbono.

Indução

É um tratamento térmico que promove uma camada temperada através do aquecimento por indução elétrica e rápido resfriamento em água. Essa camada pode ser controlada variando a velocidade de aquecimento e/ou resfriamento.

Normalização

Normalização é o processo de tratamento térmico que tem como objetivo diminuir a granulação do aço é um tratamento que refina a estrutura do aço (a estrutura muda fase de austenita para perlita e ferrita), melhorando propriedades metalúrgicas que facilita a usinagem da peça.

Alívio de Tensão

Alívio de tensões é um processo que tem como objetivo obter um rearranjo nas discordâncias causadas por algum processo anterior sem alterações microestrutural , soldas, usinagem, retificas, processos que causam modificações na microestrutura do aço, que rompem o equilíbrio das acrotensões de natureza elástica e que podem empenar ou até trincar o componente.

Têmpera Aço Ferramenta

É um tratamento térmico que consiste no aquecimento do aço a uma temperatura mais alta que os aços comuns, com um resfriamento rápido em óleo ou ar, o qual promove a têmpera da estrutura do material, melhorando suas propriedade mecânicas como maior dureza, resistência a tração, compressão e desgaste.

Têmpera

Têmpera é um processo de tratamento térmico no aço para aumentar a dureza e a resistência. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e resfriamento  rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização e o resfriamento visa obter a estrutura martensita.

Carbonitretação

Carbonitretação é um tratamento termoquímico dado ao aço em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio. Utiliza-se em peças que necessitam de alta dureza superficial, alta resistência à fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas.

Nitretação

Nitretação gasosa é um processo termoquímico de endurecimento de camada usado para aumentar a resistência contra desgaste, a dureza da superfície e a vida útil sob fadiga por meio da dissolução de nitrogênio e de precipitações de nitreto duro. O processo é aplicável aos aços de ferramentas, como para aços de moldagem, aço para trabalhos a quente e a frio.

Cementação

Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de aumentar a dureza superficial do material para obter alta dureza superficial, alta resistência à fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas.

Serviços jateamento

– Equipamento de Jato turbinado tipo esteira tamboriladora com capacidade para 100 kg ou 40 litros de peças à granel. Abrasivo granalha aço inox.

– Equipamento de jato por Sucção com capacidade para 80 kg ou 200 I de peças. Abrasivo óxido de alumínio

Tratamento superficial oxidação negra

– Serviço de oxidação negra a quente, resultando em um filme de óxido enegrecido, gerando uma maior proteção superficial contra corrosão.

– Aspecto brilhoso após o oleamento

– Dimensões máximas do banho 520 x 420 x 200 (L x C x A)

Têmpera
Cementação
Carbonitretação
Nitretação
Alívio de Tensão
Normalização
Oxidação negra

Têmpera por Indução
Coalescimento
Recozimento
Desempeno
Análise Metalográfica
Ensaio de Dureza
Jato de Granalha